Conexão “entre os vivos” encontro de estéticas.

Conexão “entre os vivos” encontro de estéticas.  

Ao alinhavar este ensaio sei que corro o risco de ser mal-interpretado mas constato, arriscadamente, que a característica que define meu processo criativo é o desejo de estabelecer um diálogo permanente com uma linguagem

paradoxal como se esta ação fosse uma atitude antagônica, contraditória. Persigo esta metodologia de aproximação de signos opostos

como uma estrutura de complementaridade, formalizo o meu fazer artístico na tentativa de sanar as lacunas que habitam o campo da auto-formação. Procedo assim desde de sempre.

Neste hábito está embutido uma intenção:

gerar estranheza no campo da significação estética e, assim, elaborar uma linguagem com o intuito de legitimar um gesto autoral, sobretudo, uma arte que fuja de possibilidades simplistas, de caráter corriqueiro,no mínimo, que saia da obviedade e seja uma provocação aos sentidos.

Não que queira realizar uma arte complicada,

hermética, substancialmente conceitual, entretanto, este traço que trago na personalidade faz parte de uma subjetividade, de um jeito peculiar de estar no mundo, interagir com o fenômeno da linguagem.

Sendo assim, um encontro inusitado se abre na minha biografia e amplia meu processo de formação este acontecimento histórico vai ocorrer no dia 28 de maio,

no Parque Municipal,dentro da programação do Projeto Conexão Vivo.

O diálogo entre duas linguagens: O artista do ruído, Babilak Bah e o virtuosismo de Juarez Moreira, meu ilustre convidado considerado um dos maiores instrumentistas brasileiros, proprietário de um talento extraordinário. Conheci a musica de Juarez Moreira na minha juventude em 1986 quando fazia uma incursão

pelo Brasil na divulgação do meu segundo livreto

ainda rodado em mimeógrafo intitulado de “Poemas”.

Este fato aconteceu como mero acaso e coincidência numa noite

quando me dirigia para a Praça da Liberdade e me deparei com um show de musica instrumental no coreto – foi uma experiência inesquecível, um presente para os ouvidos. A liberdade tomou posse de mim.

No ano passado convidei o artista para fazer uma participação no

meu segundo CD: “Biografia de Homens Inquietos,”no qual o mesmo fez uma belíssima participação na musica: “Santo do pau oco” emprestando seu vocabulário harmônico, brilhantismo e sofisticação ao texto musical.

A conexão entre Bah & Juarez, marca a ambivalência semântica e atitude sonora.

O show será definido pela diferença e estranhamento estético.

Um experimentalista, adepto da profanação ruidística,

outro fundamentalista, evangelizado no templo da harmonia,

militante da aristocracia musical trazendo sua pureza sonora

e uma estética carregada de barroquismo que permeia

desde as influencias jazzística aosotaque da bossa nova.

O outro, livre, propositor de situações que margeia o universo do som,

ligado as rupturas busca se expressar por várias maneiras pela poesia, pela linguagem percussiva,

ressignifica objetos e funde vanguarda e tradição.

O violão de Juarez Moreira ressuscita a voz dos anjos do fenômeno barroco,

Babilak Bah busca com seu canto falado e fora do tempo tornarse metáfora de um tempo de gente oprimida que almeja justiça -com suas enxadas, simbolizando o martelo de xangô.

Este sincretismo timbrístico, absolutamente musical, conclama consciências que comungam com um mundo livre das prisões e dos preconceitos.

Ambos autodidatas, apaixonados por sonoridades,

devotos da “Deusa Música” neste pacto lúdico e jogo de formas: de harmonias e ritmos quebrados, numa terra de difícil encontro e dialogo entre gerações,

tanto o artista do ruído, quanto o violonista virtuoso,

exprimem dramaticamente o seu instante social e existencial 

fazendo com que arte também assuma formas agônicas, perplexas, 

dilemáticas.”(Afonso Ávila)

Quem for verá a conexão entre vivos

que favorecem a possibilidade do diálogo das diferenças.

Babilak Bah. maio de 2011.

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