Babilak Bah lança CD no Teatro Dom Silvério

BIOGRAFIA DE HOMENS INQUIETOS.

O projeto tem composição, direção e produção do músico, que usa a poesia para criticar as realidades sociais.

O músico paraibano, Babilah Bah, conhecido por criar a orquestra “Enxadário”, escolheu a capital mineira para o lançamento de seu novo CD, intitulado Biografia de Homens Inquietos. O show, que promete surpreender, será no dia 5 de agosto (sexta-feira), às 21h, no Teatro Dom Silvério. O público irá encontrar um Babilak que, além de cantor e instrumentista, está ainda mais irreverente, mostrando seu lado criativo como compositor, produtor e diretor, através de letras que relatam as “inquietudes” sociais com traços de sua biografia.

O projeto Biografia de Homens Inquietos utiliza o diálogo lúdico entre as palavras, mesclando poesias e críticas. “O trabalho foi desenvolvido usando como base três eixos: o aspecto existencial, a dimensão autobiográfica e o caráter antropofágico, trazendo uma reflexão sobre nossa realidade. Busquei usar a criatividade e minha “veia” poética, para mostrar ao público que o meu trabalho pode ir muito além do universo da enxada”, conta Babilak.

A banda tem uma formação especial com os músicos: Johnny Herno (percussão), Gladson Braga (bateria), Leonardo Brasilino (trombone) e Thiago de Melo (baixo). Além dos instrumentos tradicionais, serão usadas no show algumas novidades criadas no projeto Enxadigma. Destaque para o Marimbau Eletrônico, que, conforme definição do músico, é uma “evolução luxuosa da sua Berimbacia”. Típico do nordeste brasileiro, o instrumento foi criado por Waldo Lima do Vale, especialmente para Babilak. O que se percebe musicalmente é uma batida forte, que mistura ritmos da cultura popular e música eletrônica, criando uma sonoridade mais densa e híbrida.

Biografia de Homens Inquietos – O CD apresenta 15 faixas, sendo que 12 são autorias exclusivas de Babilak e mais três contam com parcerias de Carlos Enest Dias, Wir Caetano e Waldo Lima do Valle. Biografia de Homens Inquietos propõe uma interlocução entre Minas e Paraíba, com músicos convidados dos dois estados. Participações especiais mineiras da Guarda de Moçambique 13 de maio de dona Isabel, Juarez Moreira, Gilberto Mauro e Gabriel Guedes. Da Paraíba, Pedro Osmar e Chico Corrêa. A escolha não foi aleatória, cada um dos músicos representa um momento importante na vida de Babilak, conforme explica: “todos têm uma participação especial na minha trajetória e no cenário artístico de cada região ao qual representam”.

O CD chega com a concepção de traduzir a biografia do músico, marcada pela inquietude, críticas sociais, multiplicidade de linguagens e releitura de tradições e influências artísticas vividas durante toda sua trajetória. O show dará continuidade a esse novo momento de sua carreira como compositor e cantor, apresentando um novo produto cultural.

Turnê no exterior – Babilak vai alçar voos ainda mais altos. Na semana seguinte ao show, ele viaja para uma turnê pela França, Itália, Alemanha e Inglaterra, divulgando o novo CD e apresentando sua poética experimental com os novos instrumentos. O convite surgiu após Babilak ser selecionado, em 2010, pela curadoria do Projeto Espírito Mundo. O músico despertou o interesse pelo seu jeito diferenciado, irreverente e sua qualidade musical. Além disso, lançou o estilo Afroprogressivo, que utiliza uma linguagem artística mesclando experimentação, tradição e contemporaneidade. “É uma janela que se abre para um mundo novo. Poder divulgar meu trabalho para públicos diferentes é um grande desafio”, define Babilak.

Sobre o músico – Sempre em busca de novidades, Babilak Bah, que é da Paraíba, mas radicado em BH, pesquisou durante 8 anos técnicas musicais com a utilização da enxada. Em 2006, lançou o projeto Enxádário, que utilizava o objeto como instrumento para composição dos sons. Babilak criou um novo formato de canções que chamou a atenção e agradou a públicos diferenciados, com participação em diversos projetos, dentre eles o Projeto Pinxinguinha, em 2007. Daí em diante, seu trabalho passou por diversas cidades brasileiras e também no exterior. A cada CD, Babilak oferece algo novo, sempre com características pessoais e singulares, que são o diferencial e destaque  em seus trabalhos.

O CD tem patrocínio das Leis Municipal e Estadual de Cultura de BH_MG e apoio do Teatro Dom Silvério

Serviço:

Data: 05 de agosto (sexta-feira)

Horário: 21h

Local: Teatro Dom Silvério (Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi)

Ingressos: R$20,00 (inteira) / R$10,00 (meia-entrada)

Postos de Venda: Bilheterias do Chevrolet Hall

Texto elaborado  pela assessoria de  imprensa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: