Nascer bem naturalmente – Ser pai foi meu ato de vanguarda…

“No dia que as mulheres forem livres, aprenderemos a melhor forma de dar a luz e elas nos ensinarão, elas terão. ” Dominique Pourée – parteira

Ser pai sempre foi meu grande desejo.

 Tanto que a vida me presenteou com 4 belos filhos:

Arte maior da minha vida, minha poesia,

minhas canções – meu ato de vanguarda em poder exercer

a paternidade em sua exuberância e toda a complexidade desse exercício. Dessa potencia, desse DOM de ser pai.

 Hoje vivo sob a dialética do amor paterno.

 Meu sonho sempre foi ter os meus filhos em banheiras, em parto doméstico, parto de cócoras como os índios brasileiros do alto Xingu, ter participação nesse primeiro momento da vida do meus filhos – Infelizmente tive um filho que nasceu de fórceps.

Uma dor que carrego por toda vida. Mesmo não tendo nenhuma culpa nesse fato. Uma brutalidade da medicina moderna.

 Há no Brasil e no mundo um movimento pela humanização do parto. Segundo, o projeto mãe terra: Desde os anos 80, o Ministério da Saúde tenta diminuir o número de cesarianas no Brasil, mas não obtém sucesso, pois há vários problemas que condicionam essa situação, que é vergonhosa no quadro da obstetrícia no mundo contemporâneo. A Organização Mundial de Saúde insiste que o parto cirúrgico não pode ultrapassar 15% dos casos que abrangeriam todas as intercorrências desfavoráveis ao processo natural da parturição.

 Isso não sensibiliza, entretanto, os médicos nem convence as mulheres de que elas e seus rebentos passariam por procedimentos muito mais saudáveis se o parto fosse normal, pois ele se refere à situação estabelecida pela natureza e testada pelas fêmeas de todos os mamíferos através dos tempos.

 Infelizmente optamos, desde meados do século XX, por medidas mais invasivas, que oneram os serviços de saúde e podem acarretar danos irreparáveis ao bebê ou ao organismo materno.

Nas ultimas pesquisas realizada pela a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente o procedimento cirúrgico é adotado em mais de 70% dos nascimentos, enquanto que a taxa recomendada sugere apenas 15%. “Com as cesarianas ou partos com anestesia, os bebês já vêm ao mundo drogados”,

Portanto, destaca alguns pesquisadores que defendem o parto natural, afirmam que mulheres que têm seus filhos de forma natural não sofrem de depressão pós-parto, pois começam a maternidade de forma intensa e plena. Outra vantagem é o fato de que mãe e filho podem ficar juntos imediatamente.

 Está disponível na rede um lindo documentário: O Dia do Nasciemto. Tão delicado, belíssimo, inspirador para todos que gostariam de viver uma experiência familiar e prazerosa de parto e nascimento. Aborda uma questão tão singela e vital da importância de nascer bem e feliz,

Nos remete para o problema que é nascer pelo sistema único de saúde – o SUS. Sendo assim, faz-se necessário exigirmos mudanças por parte do governo e um maior cuidado com este acontecimento. Que é o grande fato: Nascer,

 Eis uma questão politica séria para ser discutida por toda sociedade, nos sindicatos, escolas, associação de bairro e sobretudo, com a juventude que serão os futuros pais e mães a tomarem consciência dessa inesquecível experiência que é sem dúvida proporcionar e gerar uma vida.

 Ao assistir O DIA DO NASCIMENTO, documentário munido de tanta beleza, carregado de poesia de alta potencia e sensibilidade.

Fui tomado por uma felicidades, um choro que molhou todo rosto,

entrei em suspiros fazendo renascer um novo ser em mim, trouxe a lembranças das minhas gravidez, como é bom poder ficar grávido e receber um filho em saúde e paz – Fragmento de luz e energia misteriosa – Grão de vida…

 Eu choro de felicidade ao testemunhar tanta felicidade

Percebo tanta consciência e respeito pela vida,

vislumbro que um outro mundo é possível.

Saber nascer é serio por demais,

viver é uma aventura muito perigosa.

 Então, é responsabilidade nossa

cuidar dos que receberam o sopro da vida.

Que venham com beleza e saúde.

Naturalmente…

Uma resposta para “Nascer bem naturalmente – Ser pai foi meu ato de vanguarda…”

  1. Aline de Andrade Says:

    Lindooooooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: