Trem Tan Tan faz show para comemorar 10 ano na Funart.

TREM TAN TAN

O Trem Tan Tan é um projeto de inserção social e resgate de cidadania do cidadão com sofrimento mental tendo como eixo a pesquisa rítmica, poética, depoimentos e criação musical – uma surpresa poética, sensível, emocionante que encanta quem acompanha seu percurso, sente seu ritmo e percebe seu som já registrado no CD homônimo.

O nome Trem Tan Tan também é o título de uma música criada pelo grupo e faz referência aos trens que, na década de oitenta, levava loucos de hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio da cidade de Barbacena. Hoje, para o Trem com toda a sua diversidade sonora, rítmica, criativa que contribui para a desmistificação dos mitos associados à loucura, onde o sujeito surge como cidadão / passageiro em busca de seus sonhos.

Surgido da experiência do projeto de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte e coordenado pelo músico e poeta Babilak Bah o grupo está comemorando 10 anos de trajetória com o lançamento do  CD Sambabilolado.

O CD não é de samba tradicional, mas passeia por ritmos que dialogam com o samba como o rap, hip hop, soul, além do samba de batuque.

As letras, compostas pelos cidadãos em sofrimento mental, exibem uma poética lúdica como pode ser observado na degustativa “Melô do Mandiocão” de Rogéria Pereira que discorre sobre uma receita de vaca atolada.

Já Carlos Ferreira canta a denúncia dos preconceitos associados aos loucos em “Que Louco, que nada”. Gilberto vem com a inusitada “Boi Rombudo” citando inúmeros nomes femininos que ele dá as suas vaquinhas imaginárias.

O Trem Tan Tan volta aos trilhos e pretende mostrar sua irreverência e criatividade associados ao discurso a favor da liberdade, da sustentabilidade e de uma Sociedade sem Manicômios. 

O Trem Tan Tan comemora também a seleção no edital Microprojetos Rio São Francisco com o qual pretende realizar shows para o público escolar convidando-os a refletir sobre arte, loucura e inclusão.

Dando início a execução da proposta selecionada no edital Microprojetos, o grupo faz única apresentação no dia 27 de novembro, 20 hs, galpão 3 na Funarte/Casa do CondeO Trem Tan Tan pretende cantar e tocar músicas do CD Sambilolado, 2 sambas de autores consagrados e, ao final, Mauro Camilo chamará ao centro do palco o diretor do grupo, Babilak Bah, para um “diálogo” de pífano e trompete envolvendo o público e convidando-o a cantar o refrão da musica Vou me Raoni de autoria de Bah que diz: “Ou a gente se Raoni, ou a gente se Sting”.

Ministério da Cultura, Funarte e Microprojetos Rio São Francisco apresentam Show Trem Tan Tan comemora 10 anos.

Dia: 27 de novembro, Terça-feira, 20 hs

Entrada gratuita com distribuição de convites a partir de  19 hs. Sujeita a capacidade do local.                                                                          Política de Saúde Mental –Viva a diferença!

Implantada em 1993, a Política de Saúde Mental da Prefeitura de Belo Horizonte é marcada pela ousadia no campo da Reforma Psiquiátrica. Pioneiro entre as grandes metrópoles brasileiras, o trabalho segue a lógica antimanicomial, que valoriza o cuidado em liberdade, busca a conquista da cidadania e a reinserção social. Ao longo desses anos, foram desativados cerca de 1, 8 mil leitos psiquiátricos no município, objetivo estratégico entre as ações destinadas à desconstrução do hospital psiquiátrico e suas marcas, como o abandono, a violência, o isolamento e a segregação. Os recursos financeiros até então destinados aos hospitais estão sendo investidos na implantação de uma Rede de atenção e cuidados aos portadores de sofrimento mental de BH.

Em BH 9 Centros de Convivência fazem parte desta rede e trabalha a partir da arte a inclusão, o convívio e a sociabilidade. O Trem Tan Tan surgiu na oficina de musica do Centro de Convivência Venda Nova e Providência coordenadas pelo musico Babilak Bah.

Trem Tan Tan – Principais Apresentações

SELECIONADO NOS EDITAIS : LOUCOS PELA DIVERSIDADE. MINC; SAUDE, CULTURA E RENDA.MINISTERIO DA SAUDE; MICROPROJETOS BACIA DO SÃO FRANCISCO.FUNARTE.

ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES ANTIMANICOMIAIS. BH. MG

III MOSTRA DE ARTE INSENSATA –ESPAÇO 104. BH-MG

RIO +20 PALCO SONORA BRASIL. RIO DE JANEIRO. RJ

I e II MOSTRA DE ARTE INSENSATA COM PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE CHICO CÉSAR –CASA DO CONDE –BELO HORIZONTE.

PROJETO LOUCOS POR MÚSICA –VIVO RIO -RIO DE JANEIRO

PROJETO LOUCOS POR MÚSICA –TEATRO CASTRO ALVES –SALVADOR

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE –TEATRO DA UNI BH –BELO HORIZONTE

LANÇAMENTO DO CD TREM TAN TAN –GALPÃO CINE HORTO –BELO HORIZONTE.

SINOPSE

Trem Tan Tan comemora 10 anos com o lançamento do  CD Sambabilolado.

O CD  passeia por ritmos que dialogam com o samba como o rap, hip hop, soul, além do samba de batuque. As letras, compostas pelos cidadãos em sofrimento mental, exibem uma poética lúdica como pode ser observado na degustativa “Melô do Mandiocão” de Rogéria Pereira que discorre sobre uma receita de vaca atolada.

Já Carlos Ferreira canta a denúncia dos preconceitos associados aos loucos em “Que Louco, que nada”. Gilberto vem com a inusitada “Boi Rombudo” citando inúmeros nomes femininos que ele dá as suas vaquinhas imaginárias.

O Trem Tan Tan volta aos trilhos e pretende mostrar sua irreverência e criatividade associados ao discurso a favor da liberdade, da sustentabilidade e de uma Sociedade sem Manicômios.

CONTATO

Centro de Convivência Venda Nova -SMSA

Ana Paula Novaes

anapnov@yahoo.com.br

ccvn@pbh.gov.br

31 32775499

31 92011670

WWW.PALCOMP3.COM.BR/TREMTANTAN

WWW.CENTRODECONVIVENCIAVENDANOVA.BLOGSPOT.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: