Baianas ousadas e mineiros atrevidos criam uma nova paisagem carnavalesca em Belo Horizonte.

Baianas ousadas e mineiros atrevidos criam uma nova paisagem carnavalesca em Belo Horizonte.

Imagem

Nesse Carnaval tive a oportunidade de acompanhar a ousadia de alguns blocos e me diverti por inteiro. No entanto, esta minha atitude de folião não me impede de refletir sobre o Carnaval de Belo Horizonte que cresce vertiginosamente e cria muitos adeptos nos quatros cantos da capital. Os blocos imprimem no momento na capital mineira uma alegria que incendeia, estabelecendo uma provocação muito interessante que merece uma reflexão apurada para os que pensam e fazem cultura em BH. Diante de tanta folia, concluo que o meu corpo pensa de forma diferente da minha cabeça: quando estive pulando nada pensei, mas quando parei de rodopiar me veio um bloco de questões que tumultuaram.

O que presenciamos no Carnaval de Belo Horizonte foi um fenômeno de encontros e transformações comportamentais. Confesso que me contagia profundamente ver as ruas da cidade ocupadas por foliões, crianças, músicos, artistas de todas as linguagens e, sobretudo, cidadãos perseguindo a alegria de maneira digna e pacifica de vivenciar a cidade.

Entretanto, quando paro no meio da avenida, pergunto-me: este Carnaval de Belo Horizonte vai desaguar aonde?  Qual será o seu futuro?

Teve situações o que  percebi foi uma reedição de carnavais de outras cidades, mas também percebi um esforço de vários blocos que procuraram dar uma fisionomia belo-horizontina ao Carnaval dentro das montanhas.

Eu me pergunto: será que Belo Horizonte vai criar um repertório para o Carnaval que vem crescendo e se ampliando? Imprimir para o país um novo som carnavalesco para o carnaval brasileiro como o fez os baianos e os pernambucanos? Eu não tenho esta resposta, mas entendo que BH não é Recife nem tão pouco Salvador. Sem sombra de dúvida, há um potencial criativo nesta cidade que pode surpreender o país. Acredito que seja este o desafio da cultura carnavalesca que se ergue na capital das harmonias: criar e estabelecer um novo parâmetro para o Carnaval, avançar no aspecto renovador, mostrar sua diferença, definir suas provocações, transformando comportamentos e atualizando com uma nova sonoridade, eliminar o mito do mineiro tímido e mostrar seu atrevimento criativo, ousado e renovador. Com isto  deixar surgir a mineirice atrevida pelas ruas durante a festa momesca.

Sair pelas ruas de BH e pelas regionais no compasso do samba, ao som de marchinhas e da batida dos afoxés me fez perceber que o sinal foi aberto para o Carnaval implementando inúmeras  possibilidades criativas e empreendimentos. Como se fará esta travessia criativa? Como os artistas vão articular esta possibilidade? Como o poder público vai também viabilizar esta cultura juntamente com a comunidade civil e o movimento artístico, a cada ano, promovendo-a e pautando outros modelos? Fica ai o desafio para toda a comunidade.

Por fim, vejo que não terá mais retorno viver em Belo Horizonte sem carnavais futuros. Daqui pra frente necessitamos de folias dentro de uma perspectiva reivindicativa, plugada com as necessidades sociais da cidade. A população deseja dançar, criar uma cidadania para alegria que ela seja nossa fantasia identitária cada vez mais ousada e atrevida, que venha outros carnavais nos revelar acontecimentos e novos horizontes. Carnavalizar a nossa angustia, estabelecer um estado de alegria é absolutamente a maior subversão.

Babilak Bah

2 Respostas para “Baianas ousadas e mineiros atrevidos criam uma nova paisagem carnavalesca em Belo Horizonte.”

  1. MARQUINHOS CARDOSO Says:

    Boa, intensa e também provocadora reflexão Babilak. Vamos dialogar. abraço do Marquinhos Cardoso.

  2. Assino em baixo. Belo Texto! PARABÉNS!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: