Conversa sobre o tempo.

Conversa sobre o tempo.

Imagem

No livro: “Conversa sobre o tempo” Arthur Dapieve entrevista Zuenir Ventura e Luiz Fernando Verissimo. O livro perpassa vários temas: amizade e família, paixões, política e morte. No decorrer do livro tem uma passagem que os escritores conversam sobre  o processo de criação e a função do escritor:

Diz, Luiz Fernando Veríssimo: Eu não concordo com a ideia de que o escritor tem uma função. E sempre por prazer, para fazer uma terapia individual, fazer literatura é  ter uma história que tem que botar pra fora, de alguma forma. Mas acho que é também uma maneira de organizar meu pensamento. Muitas vezes eu descubro o que penso sobre determinado assunto quando começo a escrever sobre aquilo. É a tua reação diante das coisas. É uma maneira de botar as tuas ideias pra fora.

Completa, Zuenir Ventura:

Eu acho que no meu caso escrever um livro tem também essa pretensão do papel da função social. Existe a vontade de escrever para comunicar, para intervir de alguma maneira, mostrar sua opinião ou sua indignação, ou que seja, em relação a um fato, a um episódio. De querer a indignação mesmo, o ato de opinar em relação a um acontecimento, a um episódio. Isto para mim é uma motivação, mas a motivação de escrever é muito mais a necessidade de. Enfim, é o que eu sei fazer, a única coisa que eu sei fazer.

Há uma passagem no decorrer do livro que os escritores conversam sobre temática do futebol e o Luiz Fernando Veríssimo afirma torcer pelo Internacional porque é o time do povão e  acusa o Grêmio de ser o  time da elite, dos alemães, time de branco, time que no passado era proibido jogar negros.

Por fim é um livro gostoso de ler com várias abordagens sobre inúmeros assuntos e as experiências de vida dos dois escritores. Numa conversa sobre o tempo.

Babilak Bah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: