Hermeto Pascoal um homem das alturas.

Hermeto Pascoal um homem das alturas.

 Imagem

O Projeto Retrato de Artista e Molduras do Pensamento que aconteceu ontem no Espaço Cultural CentroeQuatro, com a participação de Hermeto Pascoal, abordando sua  história de vida numa conversa pautada na subjetividade,  a inquietude e a linguagem musical do multi-instrumentista das Alagoas.

O Retrato de Artista – teve ontem sua terceira edição numa noite riquíssima,  uma experiência para além da musica. Em alguns momentos o público tinha a sensação que estava ouvindo um monge, um duende, uma entidade encarnada proveniente do cosmo.  Foi um presente para plateia se deleitar ao ouvir seus casos, a forma como foi apreendendo arte musical, sua superação tanto técnicas, como os preconceitos que o artista enfrentou no começo da carreira.

 O artista esteve todo tempo com um papo descontraído, cheio de humor.

Falou de sua infância, seus primeiros contatos com a música, os encontros fundamentais que marcaram sua vida pessoal e profissional.

ressaltou a importância do maestro Sivuca e Jackson do Pandeiro na sua formação, seu encontro com Miles Davis e alguns nomes do jazz.

Falou sobre Pixinguinha, Radamés, João Bosco, pediu um salve para Clementina de Jesus.

Uma coisa é certa, o bruxo é um caso curioso, sobretudo um sujeito raro no mundo dos homens e  no universo musical. A certeza que Hermeto tem no poder da musica juntamente com seu talento e fé, fez com que ele torna-se um dos maiores nomes da cultura brasileira.

Destacou em vários momentos de sua fala: “eu sou um homem extremamente intuitivo.”

Respondendo a primeira pergunta, disse:  “viva, sinta a musica com intensidade, nunca um artista deve trair seus ideais mais profundos.“

E disse ainda, muitas vezes os músicos são os primeiros obstáculos para quem quer desenvolver um trabalho autoral e diferenciado. Disse que foram os músicos que influenciaram a mídia a lhe dar o rótulo de doido. Foram os músicos, os primeiros a ignora-lo.

Por fim, foi muito bom ouvir Hermeto Pascoal, com sua fala simples e genial numa abordagem sobre: musica, vida e o mundo.

Hermeto, um homem que vive a musica das alturas.

Babilak Bah.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: