Um Trem nos trilhos da cidadania.

Um Trem nos trilhos da cidadania. 
Mauro (e), Alexander e Carlos - à frente
O Trem Tan Tan é um projeto de inserção social e resgate de cidadania do cidadão com sofrimento psíquico, pioneiro entre as grandes metrópoles brasileiras, o trabalho segue a lógica antimanicomial que valoriza o cuidado em liberdade.
O grupo tem a coordenação artístisca de Babilak Bah e tem como eixo a pesquisa rítmica, poética, depoimentos e criação musical – tornando-se uma surpresa poética, sensível, emocionante que encanta quem acompanha seu percurso, sente seu ritmo e percebe seu som já registrado em dois CDs: Trem Tan Tan em 2002, SAMBABILOLADO em 2010.
O nome Trem Tan Tan também é o título de uma música criada pelo grupo e faz referência aos trens que, na década de oitenta, levava loucos de hospícios públicos de Belo Horizonte para o grande manicômio da cidade de Barbacena. Hoje, para o Trem é um conceito que aglutina a sua diversidade sonora, rítmica, criativa que contribui para a desmistificação dos mitos associados à loucura, onde o sujeito surge como cidadão / passageiro em busca de seus sonhos.
Surgido da experiência do projeto de saúde mental da Prefeitura de Belo Horizonte o grupo que atravessa mais de uma década de trajetória de agonia e a falta de recursos, no entanto, resiste e não descarrila, nem tão pouco morre. O TREM TAN TAN resiste e insiste fazer história e música.
O Trem Tan Tan está de volta aos trilhos e pretende mostrar sua irreverência com a recente aprovação de um projeto na Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte para gravação de um DVD/documentário que pretende revelar toda esta história linda, de resistência e quebra de preconceitos.
Viva o Trem Tan Tan. 
Que louco, que nada. 

Babilak Bah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: