Um presente para a minha biblioteca sobre saúde mental – Franco Basaglia

DSCN7710

Um presente para a minha biblioteca sobre saúde mental e a Reforma Psiquiátrica, este belo livro – trata-se de uma coletânea que reúne alguns entre os melhores trabalhos de Franco Basaglia, um dos mais importantes e conhecidos psiquiatras do século XX. Basaglia foi mentor e personagem da mais radical e profunda transformação da instituição e do saber e psiquiátricos, que ocorreu originalmente na Itália mas teve expressivas repercussões em todo o mundo, e, muito particularmente, no Brasil.

Nesta obra contem artigos que vão desde as primeiras reflexões, como aquelas realizadas no âmbito do processo de desmontagem do Hospital Psiquiátrico de Gorizia, até os relatos e fundamentos das práticas bem sucedidas de Trieste e análises críticas da lei italiana de reforma psiquiátrica, hoje conhecida como “Lei Basaglia”.

Sobre o autor.

Franco Basaglia nasceu em Veneza em 1924 e faleceu em 1980, nessa mesma cidade. Escreveu e organizou um bom número de livros e publicou cerca de duzentos artigos e capítulos. Liderou as experiências de Gorizia (de 1961 a 1968) e de Trieste (de 1971 a 1979), e a criação do movimento da Psiquiatria Democrática Italiana.

Esteve pela primeira vez no Brasil em 1978, ano da aprovação da Lei da Reforma Psiquiátrica italiana, e retornou em 1979, esteve em Minas Gerais e visitou Barbacena considerando o hospital um campo de concentração.

Realizou conferências e encontros em vários estados do país. Suas visitas ao Brasil foram fundamentais para o desenvolvimento das políticas inovadoras no campo da saúde mental e da reforma psiquiátrica Brasileira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: