Uma leitura necessária da História¡¡¡¡¡¡

Uma leitura necessária da História¡¡¡¡¡

DSCN8528Envolvido numa leitura histórica que me tem gerado impacto e me provoca reflexões, tem sido angustiante e esclarecedor o mergulho neste livro: No imaginário da Intolerância. Da Inquisição ao ensino (não) religioso, do historiador Carlos André Cavalcanti. O autor faz um estudo sobre a Santa Inquisição e a intolerância do Tribunal do Santo Oficio numa abordagem renovada e atualizando a questões da intolerância religiosa para a contemporaneidade.

Numa passagem descrita pelo autor deparei-me com este fato ocorrido em Minas Gerais:

Luzia Pinta era uma escrava alforriada natural de Angola. Foi presa em Sabará, Minas, em 1742. Foi acusada de ser feiticeira calundureira, como na abertura das denunciações do seuprocesso, que é típica de quase todos eles.    

Pela denunciação inclusa conta que Luizia pinta preta forra natural de Angola e moradora junto a capela de N. Sra. da Soledade na vizinhança de Vila de Sabará (hé)(…) por feiticeira, fazendo aparições diabólicas por meyo de humas danças, a que chama calundu(…) com grande escândalo dos fies catholicos, e por que hé conveniente a justiça se faça.

No transcorrer dessa historia e fim desse inquérito Luzia Pinta é condenada.

DSCN8527Luzia Pinta foi degredada para o Conto de Castro Marim em 1744.havia sido acusada de estar “apartada da Santa Fé Catholica e ter pacto co o demônio por cuja intervenção fazia curas com operações supersticiosas e improprias para os fins que pretendia, jactandose ter virtude de Deos para obrar o referido“

Um livro interessante e curioso escrito sobre a teoria do imaginário trazendo um tema tão antigo e novo para o pensamento critico contemporâneo.

Vale a pena ler, refletir sobre os meandros históricos da intolerância e os incômodos da inquisição.

Babilak Bah.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: