O som Afroprogressivo de Babilak Bah no Festival Descontorno Cultural.

11873214_1146473898700371_649164930_o

O som “Afroprogressivo” de Babilak Bah será apresentado em um show que comemora os 50 anos de vida e quase três décadas de busca incessante por uma subjetividade artística. No projeto afroprogressivo, Bah mostrará uma síntese da sua carreira que é conhecido pelas experimentações e inovações que trás para o universo da música, perpassando sua pesquisa de timbres, aliado a sonoridades eletrônicas e sobretudo sua incursão pelo campo da palavra produzindo uma musica hibrida, extremamente original.

Babilak Bah não se considera um músico no sentido clássico, mas sim um “artista do ruído” e um “propositor”, mais do que um compositor. O que norteia o fazer artístico de Babilak em quase 30 anos de carreira é a persistência de construir um trabalho autoral, singular, que traz a marca da diferença.

Gravação do DVD Babilak Bah - 30 anos de carreira, 50 de vida ©netun lima/divulgacao

Na sua historia musical destacam-se a criação do “Enxadário: Orquestra de Enxadas”, através de experimentações sonoras para explorar os timbres desse instrumento até então utilizado como ferramenta de trabalho e suas composições registradas no CD Biografias de Homens Inquietos.

Para o show a proposta é resgatar os principais momentos da sua carreira artística permeada pelo conceito “Afroprogressivo”. Bah explica que o conceito surgiu em 1998 e tem como essência o diálogo com os ritmos da cultura popular em fusão com as linguagens contemporâneas da música eletroeletrônica.

O fundamento é o experimentalismo, sobretudo o campo aberto para improvisos na perspectiva de uma transgressão do signo sonoro somado a uma exuberante performance no palco, além de sua verve poética destacada por composições apresentadas através de sua voz “rasgada” e seu “canto falado”. Desta forma, Bah mostra uma linguagem híbrida mediante uma música de batida forte.
DSCN8538
Ficha técnica:
Johnny Herno: bateria e percussão, Almin Oliveira: percussão, Leonardo Brasilino: trombone,

descontornovilafatima (2)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: